Você sabe o que é numeracia?

OPA! Tudo bem pessoal?

Numeracia nada mais é do que literacia matemática. E certamente não ajudou em nada, você continua sem saber o que é. Acredito que a maioria das pessoas não sabe o que é numeracia ou literacia matemática, mas não é nada complicado de entender.  Dá para resumir como a capacidade de aplicar conhecimentos matemáticos, de modo geral simples, para resolver problemas do dia a dia. Se você quiser saber mais sobre o tema clique aqui.

Você já listou os problemas do dia a dia que se resolvem com os conhecimentos matemáticos?

As compras do supermercado e o acompanhamento de contas bancárias são exemplos bem simples. Na maioria das situações precisamos de conhecimentos matemáticos simples, entretanto também é necessário compreender conceitualmente conteúdos mais complexos (um pouco mais complexos apenas, na minha avaliação). Entender como as taxas de juros dos empréstimos funcionam é um bom exemplo.

A tecnologia disponível atualmente parece superar essas dificuldades facilmente, mas ela apresenta um perigo. Com a tecnologia os modelos ficam escondidos, o que pode ser perigoso, pois, em geral, as pessoas não questionam os cálculos feitos por computadores, calculadoras ou outros recursos tecnológicos. Mas não são resultados mágicos, entender e questionar os resultados é importante, inclusive para aproveitar melhor a tecnologia disponível.

O artigo de Adrienne Bernhard, da BBC, “É importante mesmo saber fazer contas?” trata muito bem do assunto.

Vou destacar a parte final da matéria, que enfatiza que “sempre precisaremos de bons hábitos de numeracia para aproveitar ao máximo a tecnologia que usamos” e explica o que devemos fazer para chegar lá.

Em primeiro lugar, não se deve confiar cegamente nos recursos tecnológicos.

Segundo, prestar atenção ao contexto, o que ajuda a diferenciar a ciência da pseudociência.

Terceiro lugar, “use computadores com inteligência”, pois eles são de grande valia na compreensão de tarefas quantitativas mais difíceis.

Finalmente, “seja cético. Para usar números e dados, é importante conectar-se com os fatos. Isso pode significar confrontar a análise quantitativa com o que ouvimos que é verdade. Sem a numeracia, simplesmente não entenderemos a história toda”.

Tudo isso deve ser, em boa parte, responsável pela situação das famílias endividadas no Brasil. E se considerarmos que em 2017 somente 4,52% dos estudantes do ensino médio apresentaram conhecimento adequado em matemática, temos que pensar sério na tal da numeracia.

Um abraço e até a próxima.

Foto de RF._.studio no Pexels

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *