Por que investir?

OPA! Tudo bem pessoal?

Continuando as perguntas sobre investimento …

Por que investir?

A reposta não é única. A motivação para investir varia de pessoa para pessoa ou de família para família. Os investimentos ajudam a atingir os diferentes objetivos financeiros estabelecidos pelas pessoas ou famílias. Já definiu os seus?

Os objetivos são influenciados diretamente pelas necessidades e desejos. Devem ser possíveis de serem alcançados, pois só assim ajudarão a escolher qual o melhor investimento. E se forem impossíveis, qual será a utilidade?

Podem ser classificados como monetários e não monetários. Os objetivos monetários estão associados aos bens materiais. Comprar um apartamento é um exemplo de um objetivo monetário. Os não monetários estão associados aos “bens imateriais”. A realização de um curso de pós-graduação ou de um idioma é um exemplo de não monetário.

Outra classificação é de acordo como o prazo: curto, médio e longo. Os de curto prazo são os que devem ser alcançados entre um ou dois anos. Os de médio prazo, entre dois e cinco anos. Com prazos maiores que cinco anos são os objetivos de longo prazo.

Acredito que tenha ficado clara a relação entre objetivos e investimentos e a influencia que um exerce sobre o outro.

Investir pode trazer vários benefícios como poder comprar à vista (e com preços melhores), negociar descontos nas compras, aproveitar oportunidades inesperadas (essas devem ser bem estudadas, pois muitas vezes são oportunidades que não estão nos objetivos), assegurar boa educação para os membros da família, para se preparar para situações de emergência, etc..

Mas você está preparado para investir?

Abraço e até a próxima.

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *