Planejar
OPA! Tudo bem com vocês?
O resultado da atividade de organização estabelece uma ligação com a atividade de planejar. Ao final da atividade de organização as fontes de renda e de despesas estarão identificadas e seus valores determinados. É o início da preparação do orçamento pessoal/familiar, uma ferramenta muito importante para a gestão das finanças.
Olha só o que dá para fazer com o orçamento:
- Comparar os valores das receitas e das despesas para saber se a pessoa está gastando mais do que ganha.
- Calcular as proporções dos itens das receitas e das despesas e determinar o peso, a importância, de cada um deles no orçamento.
- Definir as melhores datas de pagamento para evitar atrasos e, em consequência, o pagamento de multas e juros.
- Destinar recursos financeiros para as despesas, ou como se diz, pagar as contas.
Esses pontos são mais fáceis de ver, mas existem outros que o planejamento pode ajudar muito. Um deles é a preparação para o pagamento de despesas em épocas específicas como o IPTU e o IPVA. São despesas significativas e aumentam a necessidade de recursos em época determinada. Em geral usamos o décimo terceiro para ajudar a pagar, mas você pode formar uma reserva durante o ano e suavizar o esforço. Essas despesas devem ser identificadas para planejar o que deve ser feito antes das épocas específicas.
Os imprevistos também podem exigir recursos financeiros consideráveis e o planejamento pode diminuir seus impactos no orçamento. Você pode formar uma reserva financeira para resolver esses problemas. Um vazamento de água é um bom exemplo de imprevisto. Quando ele aparece é preciso resolver o mais rápido possível e requer tempo e dinheiro.
O planejamento inclui as necessidades e os desejos. Quer ver como?
As necessidades são itens indispensáveis, essenciais à vida, ao dia a dia das pessoas independente de qualquer consideração. Os desejos são itens que se quer possuir sejam eles necessários ou não. Opa! Então a lista do supermercado é uma lista que tem necessidades (arroz, café, leite, etc.) e desejos (refrigerante, paçoca, etc.)! Concorda ou não?
A atividade de planejar te ajuda a identificar as necessidades e os desejos. E porque isso é importante?
As necessidades são escolhas mais racionais e os desejos mais emocionais. Ao classificar as necessidades e os desejos, é possível definir prioridades e tomar decisões mais conscientes e estruturadas o que facilita a gestão do orçamento. É com a gestão do orçamento que se sabe se estamos gastando mais do que se ganha (ver se as despesas são maiores que as receitas ou não).
Um bom planejamento pode minimizar problemas com dívidas. Se as dívidas assumidas forem incluídas no orçamento e recursos suficientes forem destinados para quitá-las, é uma boa medida para evitar problemas.
O que se conclui é que a atividade de Planejar pode trazer muitos benefícios. Os destaques:
- Oferecer uma visão clara e abrangente das finanças pessoais ou familiar.
- Permitir tomadas de decisões conscientes e estruturadas.
- Mostrar a disponibilidade, origem e destino dos recursos financeiros.
- Escolher como destinar os recursos (priorizar as necessidades?).
- Definir a melhor maneira de usar os recursos (à vista ou a prazo?).
- Antecipar despesas que acontecem em épocas específicas (IPTU e IPVA, por exemplo).
- Criar condições para quitar dívidas sem grandes problemas financeiros.
- Formar reservas financeiras (para lidar com os imprevistos, por exemplo).
- Prever a movimentação dos recursos do próximo mês e antecipar ajustes caso sejam precisos.
- Poupar, criando condições para investir.
Planejar é uma atividade simples de explicar, fácil de entender e muito importante. Deve ser realizada com muito cuidado e atenção e revisada periodicamente, pois as despesas têm a capacidade de aumentar maior que as receitas.
E para finalizar meu caro leitor, como é possível incluir os seus desejos no orçamento esta atividade pode trazer bons resultados além dos financeiros. Você pode planejar recursos para atividades de lazer, cursos e muitas outras coisas que podem contribuir para uma vida melhor. Afinal de contas, depois de todo este trabalho nada mais justo que um merecido retorno.
Abraço e até mais!
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!