Avaliar e Aproveitar.
OPA! Tudo beleza pessoal?
As atividades Acompanhar e Avaliar são feitas, de certa forma, simultaneamente, principalmente ao se acompanhar as despesas. Se você vê que a despesa do supermercado desse mês é maior que no mês passado você está avaliando. Mas existem muitas avaliações que devem ser feitas. Avaliar também ajuda a tomar decisões. Observo também que essas atividades podem ser realizadas de formas diferentes, considerando as características específicas de cada pessoa ou família.
Avaliar é importante.
Como já apresentei a atividade Acompanhar, este texto enfatiza a atividade Avaliar. A avaliação que considero mais importante é a que verifica se a renda é maior ou menor que as despesas, se você ganha mais do que gasta ou não. É aquela história de ver se está no vermelho. Não dá para questionar a importância dessa avaliação. O resultado dela orientará suas principais decisões. Avaliar pode indicar a necessidade de ajustes e reformulações. Esta atividade é de fundamental importância para a gestão do orçamento.
No planejamento você estabelece metas e objetivos e é importante avaliar se as metas foram atingidas e os objetivos foram alcançados. São as avaliações que indicam se o orçamento planejado foi bem sucedido.
Você pode avaliar considerando um valor preciso ou uma proporção (um percentual). Suponha que a despesa do supermercado foi R$ 500,00 esse mês, esse valor é o valor preciso e dá para ver o quanto se gastou a mais ou a menos ao se comparar com o mês passado. Mas qual é o peso do supermercado no seu orçamento?
Para responder estar pergunta, calcule a proporção, o percentual. A despesa do supermercado corresponde a 10%, 15% do seu orçamento? Está de acordo com o planejado ou não?
Uma avaliação não elimina a outra, você pode e deve fazer as duas, assim você pode ver se a variação é consequência de aumento de preço (lembre-se da inflação) ou do aumento da quantidade comprada (a comemoração do aniversário de uma pessoa da família pode aumentar a quantidade comprada).
Os resultados das avaliações ajudarão a tomar decisões. Vai ser preciso mudar o comportamento de consumo? Como? Vai pesquisar outras marcas ou produtos equivalentes? E por aí vai.
O exemplo do supermercado pode ser aplicado para todos os itens de despesa do orçamento.
A renda pode ser avaliada da mesma maneira. O aumento da renda foi consequência de maiores valores de comissão? O aumento das comissões é consequência de uma época específica do ano (dia das mães, por exemplo)? Quanto foi em valores precisos e proporcionais?
Todo esse trabalho deve ser feito para poupar, isto é, para que o total dos seus rendimentos seja maior que o total das despesas. Poupar é o objetivo mais importante do orçamento, mas outros podem ser definidos. Comprar uma bicicleta, trocar de carro, fazer um curso de inglês ou uma pós-graduação são exemplos de objetivos que podem ser definidos e todos ele exigem recursos financeiros para serem atingidos.
Aproveitar! Comemore os bons resultados.
Mas esse trabalho todo também deve ser recompensado, mesmo antes do objetivo ser atingido. OPA! Como assim?
Você pode prever no seu orçamento recursos para comemorar! É o que chamei de Aproveitar, a melhor de todas as atividades! Dá para aproveitar de várias maneiras e o resultado da avaliação também influenciará na decisão de como comemorar, de como aproveitar. Alguns exemplos: viagens, shows, passeios, comprar um livro, sair para comer pizza, tomar sorvete, ir ao cinema, tomar uma cerveja artesanal, levar as crianças ao parque, etc. OPA! Que bacana!
Comemorar, Aproveitar, é importante e motivador. Ajuda a associar ao trabalho de Organizar, Planejar, Acompanhar e Avaliar o orçamento um evento agradável. Todo o trabalho que você teve permitiu curtir momentos agradáveis e descontraídos. Depois de tudo que se fez você não acha que merece? A ideia é aproveitar o resultado do trabalho.
Uma maneira de aproveitar o trabalho é investir. A poupança (não confunda com caderneta de poupança) deve ser investida. Atualmente existem diversas alternativas de investimento, mas é preciso ver qual delas é a mais adequada ao seu perfil.
Mudanças de ciclos da OPA.
Ao finalizar um ciclo da orientação OPA, já se deve iniciar outro ciclo. Porém você não recomeça do zero, pois com o orçamento pronto já está pronta a visão do mês atual e a previsão para o mês seguinte. Certamente que ajustes serão necessários, os imprevistos acontecem e será preciso refazer o planejamento.
A importância do tempo.
Não se esqueça de considerar um elemento muito importante: o tempo. Não se controla o tempo e ele também impõe a adoção de uma estratégia acumulativa. O tempo necessário para alcançar um objetivo depende dos tipos de objetivos estabelecidos e nesse intervalo de tempo muitos ciclos da OPA, em geral ciclos mensais, serão feitos.
A OPA considera essas características do tempo e a ideia é ajudar a ser bem sucedido na gestão do orçamento, resultando em uma vida mais organizada e tranquila.
Um abraço e até a próxima.
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!