Acompanhar

OPA! Tudo beleza pessoal?

Ao terminar a atividade de planejamento o orçamento pessoal/familiar está pronto. Mas nem tudo acontece como queremos, então é preciso ver se vai dar para fazer o que se planejou. É a atividade Acompanhar da orientação OPA. De maneira geral acompanhar a renda é mais crítico para os profissionais autônomos e as pessoas que têm uma parte importante dela baseada em comissões. Também tem aquele pessoal que tem atividades paralelas, que vende doces ou salgados, e ganham um dinheiro extra. É importante observar que a renda, em geral, tem um comportamento mais previsível do que as despesas.

Acompanhar as despesas dá mais trabalho. Elas têm mais fontes e ainda tem as despesas não previstas. Um ponto importante desta atividade é verificar se acontecem variações significativas e entender o que aconteceu, é preciso encontrar as explicações. Anotar é uma tarefa importante nesta atividade, pois além de registrar os valores e suas variações, também ajudará a fazer o orçamento do mês seguinte.

Variações significativas podem ser indicações de problemas ou situações atípicas. Uma grande variação na conta de água pode ser consequência de um vazamento, um problema que precisa ser resolvido. Uma variação grande da conta de energia no verão pode ser consequência do uso mais frequente do ar condicionado, não é um problema. Um passeio em um feriadão aumenta a despesa com combustível, sem contar a hospedagem, uma situação atípica. Acompanhar é a atividade que fornece informações para tomada de decisões e, se preciso refazer o planejamento para adaptar o orçamento aos acontecimentos.

Acompanhar é uma atividade que dura muito tempo, praticamente o mês todo, pois as despesas ocorrem todos os dias. As despesas pagas com cartão de crédito devem ter uma atenção especial, pois não diminui o seu saldo na conta de imediato.

Dá para fazer um acompanhamento detalhado, anotando tudo e juntando todos os comprovantes, principalmente os das despesas. Mas e se você esquecer alguma coisa? Já vimos que se podem calcular as proporções dos itens tanto das receitas quanto das despesas. Esse cálculo é feito no planejamento e determina a importância, de cada item no orçamento, mas também pode ser usado para acompanhar sua movimentação durante o mês.

Fica clara a importância da atividade. Não é possível gerenciar o orçamento de modo eficaz sem um bom acompanhamento. Acompanhar pode evitar que se fique no vermelho. Mas esse assunto fica para uma próxima publicação.

Um abraço e até mais!

1 responder

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *