Números mágicos!

Números mágicos.

OPA! Tudo bem pessoal?

Certamente vocês já ouviram falar das regras de divisão do orçamento. Essas regras dividem o orçamento em três grandes categorias e determinam percentuais para cada uma. Exemplos:

Categorias

Regra 1

Regra 2 Regra 3 Regra 4
Despesas

70%

60% 50%

50%

Investimento

10%

15% 15%

20%

Aproveitar/comemorar

20%

25% 35%

30%

 

São regras bem fáceis de entender. Quem escolher trabalhar com a Regra 2, deve usar 60% da renda familiar ou pessoal para todas as despesas, 15% para investimentos, aplicações, etc. e 25% para aproveitar/comemorar (ir ao cinema, ao teatro, fazer um passeio diferente, etc.). E o mesmo raciocínio vale para as outras regras.

Essas regras ajudam muito ao planejamento financeiro. Elas são uma boa alternativa ao controle rigoroso e preciso. Um controle rigoroso e preciso não é ruim, mas, como já vimos, os itens das despesas são numerosos o que dificulta garantir o rigor e a precisão. E tem mais! Dá para aplicar as regras de divisão do orçamento junto com um nível de controle, mesmo que não seja rigoroso e preciso. Aplicar as regras de divisão do orçamento junto com um nível de controle aumenta as chances de sucesso do planejamento.

Também ajudam as atividades de Acompanhar e Avaliar da orientação OPA. É só calcular os percentuais das despesas e ver se não são maiores que o percentual definido. E o resultado dessas atividades pode indicar que ajustes são necessários no planejamento do mês atual ou dos próximos meses. Os percentuais das outras duas categorias podem ter um controle mais suave.

Mas você deve estar se perguntando: qual das regras eu aplico?

Depende da composição, dos valores das suas despesas. Calcule e então decida por uma delas.

Mas não é proibido mudar a regra! A flexibilidade é outra vantagem dessas regras. Se surgirem despesas essenciais durante algum tempo, como uma reforma de emergência na casa, você pode mudar da Regra 2 para a Regra 1 e depois voltar para a 2.

Espero que tenham gostado!

Abraço e até a próxima!

Crédito

Imagem de <a href=”https://pixabay.com/pt/users/Agadilov-1214864/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=849622″>Agadilov</a> por <a href=”https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=849622″>Pixabay</a>

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *