Não pode parar…

Não pode parar…

OPA! Tudo beleza pessoal?

Em uma publicação anterior destaquei que a OCDE considera a educação financeira um processo e segundo o dicionário Houaiss, processo é a “realização contínua e prolongada de alguma atividade”.  Porém a educação em geral, e não apenas a educação financeira, é um processo. Entendo como uma obrigação manter o processo em execução. Não pare o processo por que se formou!

E por falar em não parar, você sabe o que é educação continuada? A educação continuada é um conceito de aprendizagem, se baseia na qualificação constante do indivíduo e abrange as qualificações pessoal, acadêmica ou profissional.

Considerando o contexto profissional, é natural que se associe com a capacitação profissional. A capacitação profissional é uma preparação que visa aprimorar as habilidades dos cidadãos para a execução de funções específicas oferecidas pelo mercado de trabalho. Não se esquece disso! Daqui a pouco volto ao assunto.

Encontramos com frequência matérias que tratam de empreendedorismo, micro empresas, negócios, impostos, inovação, custo Brasil, dificuldades ou erros na gestão do negócio, etc.

As dificuldades para manter uma empresa aberta são muitas! De acordo com o SEBRAE, uma em cada quatro empresas fecha com menos de dois anos de existência. Um dos fatores que contribui de modo significativo para essa estatística é a falta de capacitação. OPA! Não te disse que voltava ao assunto!

É necessário se capacitar em várias áreas. Finanças, marketing e planejamento são algumas delas, porém a que considero mais crítica é a que está relacionada com a visão do negócio ou o entendimento do mercado. Ouvir e entender o cliente, conhecer os concorrentes, mapear oportunidades, etc.

Uma boa capacitação é a chave para aumentar as chances de sucesso do negócio, pois ela cria condições para inovação e evolução do negócio, de melhor se posicionar no mercado e muitas outras vantagens. Mas uma boa capacitação requer aprimoramento constante, é preciso aprender sempre.

Espero que tenham gostado dessa pequena visão da importância da educação continuada.

Abraço! Inté!